senhoras e senhores, apresento-lhes a zoeira

Sempre fui bem humorada. Meus pais até dizem que nasci sorrindo uma mentira que força a barra mas eu gosto de acreditar. Mas meu humor tem suas peculiaridades, não é qualquer coisa que me faz rir e eu também não consigo unanimidade no quesito piada. Eu sou muito irônica, o que muitas vezes faz com que as pessoas não entendam muito bem o que eu estou falando, me obrigando a cometer o crime de explicar a piada.

Como já disse no post anterior, percebi é besteira ficar julgando a cultura pop com os parâmetros do que é “erudito”. E como sempre tento conseguir o melhor dos dois mundos, o meu sonho de vida é estudar seriamente a zoeira; seja na literatura (já que faço letras, né), ou em qualquer outra área do conhecimento. Tenho até um rascunho de estudo mais ou menos preparado sobre o quão zoeira é a literatura russa. Sempre vez que falo que estudo literatura e cultura russa na faculdade a galera toda acha que sou super séria, profunda e filosófica, só porque os autores russos ficaram com essa fama, mas é tudo mentira (ok, nem tudo, peço perdão aos meus professores da facool). A verdade é que, assim como eu, muito da literatura russa (aka: o que eu mais gosto) tem muita ironia, o que já é o primeiro passo para a zoeira.

Aqui nesse post vou tentar fazer um manifesto da zoeira, porque se tem alguém que lê o meu blógue e não acha a zoeira de extrema importância na vida de um ser humano, migue, me desculpe, mas pfvr melhore.

Já que o assunto é humor, é sempre bom lembrar daquelas piadas ofensivas, daqueles youtubers e apresentadores ~polêmicos~ que de tempos em tempos são processados e respondem dizendo que o humor não pode ter limites e que se deve fazer piada de tudo. Eu não concordo, mas não literalmente. O meu ponto é que; para mim, o humor não pode ser ofensivo. Se ofende alguém, não é piada e não tem que ter graça, simples assim. Por isso que uma das minhas séries preferidas é Parks and Recreation, que é a série mais amorzinho-abraço no coração-chocolate quente no frio-bolo de fubá de todos os tempos. Parks and Rec  não precisa de nenhuma piada machista/racista/etc pra fazer rir, e olha que eu sempre gargalho alto quando assisto.

anigif_enhanced-buzz-2611-1381985463-13

parks and rec me deixa assim: felizona.

 

Como muitos da minha geração, um dos meus lugares favoritos é a internet. É lá que eu tenho acesso ao crème de la crème da zoeira. É por isso que segui os conselhos de uma grande amiga minha e fiz uma conta no Twitter em pleno 2015 (atrasadona, eu sei), porque segundo ela, a zoeira chega primeiro lá. No fascinante reino do cyberespaço, as piadas rolam sem parar, ainda mais nos tempos sombrios em que estamos vivendo, a internet se torna um refúgio, um suspiro de alívio, uma motivação para seguir vivendo. E nesse assunto, nós brasileiros somos privilegiados, porque a internet e a zoeira brasileira são as melhores do mundo. Mas a zoeira brasileira vai muito além da internet. Deve ser alguma coisa na água do Brasil, porque as coisas aqui funcionam diferente. Por exemplo, cês lembram, lá nos anos 80, do verão da lata? Em qual outro lugar do mundo um navio iria naufragar fazendo com que toneladas de maconha chegassem na costa? É tão surreal que tem gente que acha que é tudo lenda urbana. Ou um outro exemplo recente: o “japonês da federal”, aquele que prendia todos os acusados pela Lava Jato, foi preso também, o que rendeu essa imagem maravilhosa:

13394064_1733464976910822_4839870548007714799_n

Japonês da federal sendo preso pelo japonês da federal: não, não é inception, é Brasil.

Continuando no Brasil, toda a crise política está sendo registrada através das lentes da zoeira. Afinal, de que outra forma iríamos sobreviver à posse do Temer se não fosse a semelhança dele com Voldemort? Ou a confirmação de que ele é Mefisto carne, osso e bruxaria com aquela mudança de voz bizarra no seu discurso?

o-hp-facebook

Voltando ao universo de Harry Potter, recomendo acompanharem os acontecimentos da política brasileira através da página Hogwats vai virar Cuba. É de lá que retiro grande parte do meu acervo de memes favoritos.

13256275_1023899401037165_8178458638974052070_n

E se for da USP e quiser continuar no universo do Harry Potter, tem também a página Universidade de Magia e Bruxaria de São Paulo.

(ia pedir perdão àqueles que não gostam pelas várias referências à Harry Potter, mas a real é que se você não gosta de Harry Potter, boa pessoa não é. brinks).

Acho que o melhor da zoeira do Brasil é que ela é 99% baseada em fatos reais. Aqui acontecem as coisas mais bizarras do mundo, talvez só perca para a Rússia. Por isso que custo a acreditar que a Dona Cecilia não seja brasileira, pois ela já tem o espírito do nosso país. Cês lembram dela e da maravilhosa restauração que ela fez?

cristo-borja

uma obra prima! picasso who?

Ainda no mundo ~das artes~, temos o nosso representante-mor das Artes Plásticas, sucesso de vendas em Miami, criador de imagens que vão com tudo: móveis, capas de caderno, estampa de roupas e sapatos e até quadros! Quem é esse gênio? Ele mesmo, Romero Britto! Quando falo dele as pessoas já começam a rir, mas olha, tem que ser muito inteligente e mestre da zoeira para criar um padrão de cores, repeti-lo nos mais diversos formatos, imagens e objetos e ficar muito rico fazendo isso. Depois do meu estudo sobre a zoeira na literatura russa vou fazer a academia brasileira aceitar um trabalho sobre Romero Britto. #lifegoals.

E quando o melhor pintor do Brasil se encontra com o melhor escritor, eles fazem o que? História:

byfuebzccai1mc4

encontro de titãs.

Se for pesquisar mais a fundo pela internet, se encontra a deep web teorias da conspiração. Mas não aquelas chatas de ETs, Roswell, se foram os EUA que atacaram o World Trade Center, Paul McCartney morreu, etc. As teorias da conspiração boas são aquelas mais inesperadas e mirabolantes! Que ETs podem ser realidade todo mundo já cansou de ouvir, já teve até Linha Direta sobre isso (cês lembram do Linha Direta? Me dá logo um frio na espinha só de lembrar da música de entrada).

Um bom exemplo de teoria da conspiração zoeira é o  Avril Lavigne está morta. Mais uma vez os brasileiros ficam à frente do resto do mundo no quesito zoeira, já que o site dedicado à essa teoria é todo feito por nossos conterrâneos. Ainda dentro do fandom, tem a maravilhosa teoria de que o bebê do Louis Tomlinson, integrante do One Direction, é de mentira (quero deixar aqui registrado o meu imenso respeito pelas fãs do One Direction. Elas são maravilhosas). Boatos dizem que quem começou essa ideia foram as fãs que shippam o Louis com o Harry Styles. A invenção do bebê serviria  para encobrir o romance dos dois (!!!). Fala sério, palmas para essa fãs! Pessoas que criam esse tipo de coisa podem conquistar tudo o que quiserem na vida!

Acho que já deixei bem claro o espaço que a zoeira ocupa na minha vida, que é bem grande. Seja quando era criança e enganava minha irmã mais velha dizendo que ela foi encontrada no lixo, ou agora, já meio adulta e tendo papos sérios com as migas sobre bebês falsos e pixações toscas nas portas dos banheiros da faculdade. A zoeira é muito importante. É pela zoeira que grandes artistas quebraram os paradigmas anteriores e se tornaram de vanguarda. Ou cês acham que Michel Duchamp colocou um vaso sanitário no museu para ser levado à sério? Esse sim é o rei da zoeira! Os impressionistas também foram bem zoeiros quando inventaram o Salão dos Recusados para exporem suas obras. E nem vamos começar a falar das vanguardas russas, porque esses russos sim eram bem zoeiros!

Para encerrar, vou deixar aqui alguns links ótimos para não deixar a zoeira acabar, porque, como sabemos, zoeira has no end.

Deixo vocês com uma última zoeira, ela teve seu fim no começo do ano, mas nos marcou profundamente na memória: Leo ganhando o Oscar com o apoio de seu melhor migo:

giphy

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s